5 dicas para começar um grupo de estudos bíblicos

Começo de ano sempre é uma oportunidade para criarmos novos hábitos. É um Novo Tempo, é um novo ciclo, e é também um período para planejarmos novos objetivos.

Que tal então planejar agora um grupo de estudos bíblicos? Confira abaixo estas cinco dicas separadas para você.

1. Selecione cuidadosamente uma finalidade.

Os seguidores de Jesus se reúnem por todos os tipos de motivos: companheirismo, oração, responsabilidade, encorajamento mútuo e, é claro, estudo da Bíblia. Antes de iniciar uma nova reunião do povo de Deus, selecione cuidadosamente o propósito para o qual esse grupo se reunirá.

Muitos grupos de oração logo descobrem que raramente oram juntos, e muitos pretensos estudos bíblicos rapidamente se transformam em momentos de confraternização ou reuniões para encorajamento mútuo. É claro que um estudo bíblico eficaz proporcionará comunhão cristã, oração, responsabilidade e o encorajamento mútuo que vem da Palavra de Deus. No entanto, se o grupo não se comprometer claramente em ser um estudo bíblico, ele rapidamente se distanciará de ser um.

Portanto, para começar um novo estudo bíblico, torne esse objetivo de estudar a Palavra de Deus absolutamente claro para os participantes. É claro que a oração é essencial para um bom estudo da Bíblia, mas se este novo estudo incluir orações com e para um outro, considere guardar isso no final do estudo, em vez de começar com tais pedidos de oração. Da mesma forma, considere lanches e companheirismo para depois do estudo, em vez de antes dele. Ao começar com o estudo em si, o grupo permanecerá concentrado na principal razão que eles reuniram: estudar a Palavra de Deus juntos.

2. Selecione cuidadosamente o material.

Muitas pessoas hoje acham o texto da Escritura inacessível, distante e até mesmo assustador. Assim, para um novo estudo bíblico bem-sucedido, o grupo precisará de material sólido para ajudar cada participante a envolver Deus em e através de sua Palavra. Esse material deve ser focado no texto, acessível e relevante.

O material que o grupo usa fornece os meios pelos quais cada participante entrará e se aproximará da Palavra de Deus. Portanto, selecione cuidadosamente o material que constantemente leva os participantes do estudo de volta ao texto das Escrituras. Ao escolher o material, procure estudos em que os participantes leiam as passagens várias vezes. Examine os tipos de perguntas que o estudo faz. As respostas vêm do texto da própria Bíblia? Procure material que envolva direta e constantemente as próprias palavras da Escritura. Não se contente com estudos sobre a Bíblia; encontre material que realmente estude a Bíblia.

Em segundo lugar, selecione cuidadosamente o material que será acessível aos participantes. Um grupo mais experiente de estudantes da Bíblia será capaz de lidar com material que requeira uma quantidade maior de tempo no dever de casa e que se envolva nos detalhes de cada versículo ou passagem. No entanto, se a maioria do grupo é nova no estudo da Bíblia, os participantes precisarão de algo um pouco mais fácil, material que introduz conceitos e práticas iniciais do estudo da Bíblia.

Terceiro, encontre material que ajude o grupo a conectar o texto a suas vidas. Materiais que simplesmente ajudam os participantes a aprender fatos sobre o texto, mas não os levam a se envolver com o Deus que nos deu o texto, simplesmente perderam o objetivo do estudo da Bíblia. Estudamos a palavra de Deus para que possamos conhecer a Deus não para que possamos conhecer Deus.

3. Selecione cuidadosamente as pessoas.

Receio que muitos dos que leram este post descartarão esta dica (e podem até se sentir ofendidos por ela!). No entanto, não ignore a importância de selecionar cuidadosamente os participantes para este novo estudo bíblico.

Pessoas que frequentam simplesmente a irmandade ou encontram encorajamento por meio de conversas podem rapidamente atrapalhar o estudo da Bíblia e frustrar o propósito para o qual o grupo se reuniu.

Naturalmente, à medida que o grupo engaja Deus através de sua Palavra neste estudo, a comunidade e os relacionamentos crescerão em uma intimidade cada vez maior. Haverá momentos em que os participantes do grupo se encontrarão em crise e o grupo irá (e deverá!) Parar de cuidar um do outro. Entretanto, sem selecionar cuidadosamente os participantes, sem dúvida haverá pessoas que se juntarão ao grupo simplesmente por companheirismo, encorajamento, oração ou muitas outras razões, e essas pessoas podem realmente impedir ou impedir o propósito cuidadosamente selecionado de se reunir para estudar a Bíblia.

Então, como um líder seleciona cuidadosamente as pessoas?

Ao convidar as pessoas a participarem do estudo bíblico, mostre ao membro do grupo em potencial o material e explique claramente o que o grupo fará e o que ele não fará. Defina expectativas para participação. Venda a visão do estudo: estamos nos reunindo para encontrar Deus em e através de sua Palavra. Faça o trabalho duro de selecionar cuidadosamente as pessoas e você minimizará a probabilidade de ter de lutar durante de encontro a encontro para manter o grupo concentrado no propósito cuidadosamente selecionado do estudo da Bíblia.

4. Selecione cuidadosamente as perguntas.

Depois que o grupo estiver reunido e trabalhando com o material, selecione cuidadosamente as perguntas para o tempo de discussão do grupo. Evite perguntas fechadas (“Você gostou do material?” Ou “O adultério é pecaminoso?”). Em vez disso, tente usar perguntas abertas (“Como você experimentou o estudo desta semana?” Ou “Como Deus vê o adultério?”).

Perguntas abertas podem ajudar a extrair o que o Espírito Santo está fazendo na vida dos participantes através do estudo. Tente perguntas como estas: “O que você está aprendendo sobre Deus, sobre quem ele é ou o que ele fez?” “Como você está crescendo em seu relacionamento com Deus através de nosso estudo?” “O que foi confuso ou difícil na lição de casa desta semana? “

Outro desafio de administrar discussões em grupo vem da tendência de muitos se afastarem rapidamente do texto das Escrituras para opiniões pessoais ou contar histórias. No entanto, perguntas cuidadosamente selecionadas podem ajudar os participantes a voltarem para o texto. Tente perguntas como: “Onde você vê isso no texto?” E “Como essa passagem fala com o que você estava dizendo?” Esse tipo de pergunta ajudará o grupo a manter o foco no objetivo claramente selecionado de estudar a Palavra de Deus. .

5. Ore.

Por último, mas mais importante, ore. As coisas do Espírito devem ser discernidas pelo Espírito (1 Co 2: 6-16), e somente o Espírito Santo pode nos levar à verdade de Deus (João 16: 5-15). Ore pelo Espírito Santo para guiá-lo e ajudá-lo. Ore por aqueles no grupo. Ore por compreensão e insight. Ore por coragem para prosseguir no árduo trabalho de estudo da Bíblia. Ore para que o Espírito o leve a escolher cuidadosamente o propósito, o material, as pessoas e as perguntas. Acima de tudo, ore para que o Espírito Santo mude de coração e viva através de sua Palavra.

Por Kristofer D. Holroyd

Artigo Original
https://www.crossway.org/articles/5-tips-for-starting-a-bible-study/

POSTS RELACIONADOS

Estas postagens poderão te interessar

Arrependimento

Libertos da Culpa

Como pode alguém ser justo diante de Deus? Como pode o pecador ser justificado? Como podemos ser libertos da culpar? É unicamente por meio de Cristo.

Cruz de Cristo

A Ponte Sobre o Abismo

O sacrificio da cruz de Cristo é a ponte sobre o abismo que separava o ser humano caído, de Deus, o Criador. Através de Jesus temos acesso a Deus.