Se for sua vontade me dê um sinal, Senhor!

Quantas vezes essa frase já foi repetida em nossas orações:

– Senhor, se isso for de Sua vontade, me dê um sinal!

Acredito que esse pedido já foi feito nas mais variadas circunstâncias e situações possíveis, quase todo, ou todo seguidor de Jesus Cristo, já deve ter feito esta exclamação por auxílio em uma tomada de decisão – e essa deve ser nossa postura, sempre levar nossas inquietações aos pés do Senhor.
Quando olhamos para a palavra de Deus, o caso mais evidente de um sinal de Deus em resposta a um pedido humano é a história de Gideão, que por duas vezes pediu um sinal de Deus, e Ele o respondeu conforme seu pedido:
E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho. – Juízes 6:36-40
Que atrevimento! – pode ser o pensamento de muitos, mas não é errado pedir um sinal à Deus.
Na verdade Deus quer participar de todas as decisões de nossas vidas, Deus se interessa por cada detalhe da vida de Seus filhos, portanto se você precisa de uma resposta não hesite em apresentar um pedido de resposta ao Pai.
No entanto existem situações em nossas vidas em que não é necessário pedir um sinal/resposta à Deus, já existe um padrão, um modelo, um exemplo a ser seguido conforme a vontade e orientação de Deus.
E este padrão, modelo e exemplo é encontrado em Jesus Cristo e em suas palavras e ensinamentos.

Estudando apenas os Evangelhos que relatam a vida de Cristo de quatro perspectivas diferentes, é possível tirar lições eternas de como agir em determinadas situações como por exemplo:

  • Seguir os Mandamentos de Deus ou não – Mateus 5:17-18
  • Se relacionar com alguém do sexo oposto sem compromisso – Mateus 5:27-28
  • Em caso de adultério – Mateus 5:31-32
  • Intentar algum mal contra alguém que já te prejudicou – Mateus 5:38-39
  • Se devemos perdoar alguém que nos fez mal ou dar uma chance a quem já nos prejudicou – Mateus 5:43-44
  • Como agir com essa pessoa que nos fez mal – Mateus 18:15-19
  • Se devemos perdoar novamente quem já nos prejudicou – Mateus 18:21-22
  • Se devo seguir o que o meu coração diz, ou o que Deus diz – Mateus 15:19-20 / Jeremias 17:9-10

E muitas outras passagens – se você ainda não teve a oportunidade de conhecer este Jesus Maravilhoso, leia os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, cada um deles apresenta uma característica fascinante do Senhor Jesus – e na Bíblia como um todo você encontrará orientações a respeito de vida cristã, casamento, administração, trabalho, amizade, como lidar com finanças etc. 

Certa ocasião um jovem viu um homem sentado em uma calçada e sentiu a vontade de ir até aquele homem e perguntar se estava tudo bem – o homem em questão parecia ser um morador de rua. E na dúvida, na insegurança, em pensamento orou a Deus:

– Senhor, se for de sua vontade que eu vá até aquele homem ajudá-lo, por favor me dê um Sinal.

Qual foi o sinal de Deus?

… [silêncio]

No momento seguinte o jovem compreendeu “o sinal” de Deus, e sua mente foi inundada pelas palavras do Senhor:
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:39
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gálatas 6:9
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
Gálatas 2:10
O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra. Provérbios 14:31

A oração feita pelo jovem pode parecer simplista e podemos até mesmo argumentar:

– Não há dúvida de que ele deveria ajudar aquele homem, não era preciso nem pedir um sinal para Deus, é obrigação.

Mas será que é tão simples assim? A vontade de Deus é tão clara assim para nós? A quantas pessoas, mesmo não sendo moradores de rua, temos nos dirigido com essa vontade de ajudar?

Este jovem compreendeu que Deus não precisa dar um sinal para aquilo que já foi revelado segundo a Sua Palavra. 

A Bíblia possui a maioria das respostas que precisamos, digamos que 99.5% das respostas. Existem situações hoje em dia que Deus se manifesta miraculosamente na vida das pessoas, mas estas são raras exceções.

Via de regra Ele se manifestará através da Bíblia.

Você gostaria neste momento de orar ao Senhor Jesus, pedindo desejo e atitude para passar mais tempo estudando a Palavra de Deus? E encontrar os sinais de que tanto você precisa hoje em sua vida?

POSTS RELACIONADOS

Estas postagens poderão te interessar

Arrependimento

Libertos da Culpa

Como pode alguém ser justo diante de Deus? Como pode o pecador ser justificado? Como podemos ser libertos da culpar? É unicamente por meio de Cristo.

Cruz de Cristo

A Ponte Sobre o Abismo

O sacrificio da cruz de Cristo é a ponte sobre o abismo que separava o ser humano caído, de Deus, o Criador. Através de Jesus temos acesso a Deus.