A inconfundível volta de Jesus

Há quase 2.000 anos Jesus ascendeu ao Céu, deixando uma promessa ao seus discípulos: Ele iria voltar. Por diversas vezes Jesus falou a respeito de sua volta a este mundo, não mais como um bebe indefeso, não mais como um homem de dores, que sabe o que é padecer, mas como Rei no trono de Sua Glória.

Há quase 2.000 anos toda cristandade anseia por este momento glorioso, em seu Discurso do Olivete (Mateus 24), Jesus fez questão de instruir aos discípulos de como seria a sua volta. Mas assim como os discípulos não compreenderam muito bem as instruções do Mestre naquele momento, quase 2.000 anos depois, muitos cristãos também ainda não tem certeza de como será a volta de Jesus.

Podemos dizer que a principal instrução que Jesus tenha dado aos seus discípulos na ocasião, tenha sido: Tomem cuidado para não serem enganados, eu avisei vocês.

Tenham cuidado para não serem enganados

Jesus demonstra uma preocupação profunda com o fato de que seus discípulos amados poderiam ser envolvidos pelo engano. E se Jesus demonstrou esta preocupação, é porque ela é real.

Portanto devemos nos atentar para suas palavras quando Ele diz:

E Jesus respondeu: — Tenham cuidado para que ninguém os engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”; e enganarão a muitos.

Mateus 24:4,5

Você conhece alguém na mídia que diz ser Jesus Cristo? Pois saiba que ele não é o único, desde os tempos antigos surgiram muitos falsos Cristos, e infelizmente enganarão a muitos levando-os à morte.

Com certeza estas pessoas foram enganadas, por desconhecer como seria a volta de Jesus, e acabaram sendo iludidas pelos seus sentimentos, pela eloquência dos falsos Cristos, até mesmo pelos milagres e sinais que estes realizaram.

Jesus alertou sobre todas estas situações, e hoje em Sua Palavra temos um guia seguro para discernir a inconfundível volta dEle. Em realidade, se os nossos olhos verem algo, se nossos ouvidos ouvirem algo que é diferente do que está escrito na Palavra de Deus, nós devemos acreditar em primeiro lugar na Palavra de Deus.

Jesus fez questão de avisar

Porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”; e enganarão a muitos.

Mateus 24:5

Muitos falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos.

Mateus 24:11

Perceba que a instrução que Jesus nos deixou, não se limita apenas a tomar cuidado para não sermos enganados por aqueles que se dizem ser o Cristo, mas que também muitos falsos profetas irão tentar enganar as pessoas.

Novamente precisamos usar a Palavra de Deus como base para nossa fé, se algum ministro ensinar algo diferente do que está escrito na Palavra de Deus, devemos acreditar em primeiro lugar na Palavra de Deus.

— Então, se alguém disser a vocês: “Olhem! Aqui está o Cristo!” ou: “Ali está ele!”, não acreditem.
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.
Eis que tenho predito isso a vocês.
Portanto, se disserem a vocês: “Eis que ele está no deserto!”, não vão lá. Ou, se disserem: “Eis que ele está no interior da casa!”, não acreditem.

Mateus 24:23-26

Com base no texto acima, nós não poderemos dizer que não fomos avisados, mais uma vez Jesus alerta para os enganos que serão realizados pelos falsos Cristos e falsos profetas, enganos estes que se possível enganarão o próprio povo de Deus.

Jesus é claro em sua exposição: “Se disserem que o Cristo está em qualquer lugar não acreditem! Se disserem que o Cristo já está aqui em algum lugar não acreditem”! E então Jesus revela como será a sua volta.

Como será a volta de Jesus

Será visível e audível

Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem.

Mateus 24:27

Em um dia de tempestade fica difícil não perceber um trovão rasgando o céu carregado de nuvens escuras, nós vemos tanto o seu brilho e o caminho que é desenhado entre as nuvens, quanto seu som. Assim também será volta de Jesus, este evento não será secreto.

Todas as pessoas irão vê-Lo no céu

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Mateus 24:30

A volta de Jesus não será um evento restrito à algumas pessoas, mas será um evento mundial, todas as pessoas do mundo irão ver Jesus voltar nas nuvens do céu, com os seus próprios olhos.

Jesus voltará na companhia dos santos anjos

E ele enviará os seus anjos, com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Mateus 24:31

Jesus voltará junto com toda a Sua hoste angélica, a Palavra de Deus nos revela que diante do trono de Deus, existem muitos milhões de anjos o servindo. Todos estes anjos estarão acompanhando Jesus em sua volta, podemos ter certeza de que estes muitos milhões de anjos irão inundar o céu como o conhecemos.

Não se sabe o dia da volta de Jesus

— Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Mateus 24:36

Apesar de todos os sinais indicativos de Sua volta, Jesus não deixou revelado em Sua Palavra quando será este dia, portanto qualquer marcação de data para a volta de Jesus deve ser desconsiderada. Na realidade, Jesus nos exorta a estarmos sempre preparados para este dia.

— Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês.
Porém, considerem isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Por isso, estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam.

Mateus 24:42-44

No discurso do Olivete, Jesus fez o possível para que seus amados discípulos compreendessem como seria a Sua volta, de maneira que não fossem enganados, nem por falsos Cristos, nem por falsos profetas.

Quase 2.000 anos se passaram, estamos mais próximos da volta de Jesus do que os discípulos, novamente hoje Jesus apela para que nós tomemos conhecimento a respeito da Sua Palavra e da sua vinda. Mais que isso Jesus quer que nos preparemos para este evento, afinal de contas, do que adianta saber como será volta de Jesus e não estar preparado para ir ao encontro dEle?

Meu amigo, em nome de Jesus não receba o engano como se fosse verdade, prepare-se para este grande dia através do estudo da Palavra de Deus, que o Senhor o guarde e o abençoe.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *