Coronavírus e o fim do mundo

As pessoas em todo mundo estão alarmadas por conta da propagação do vírus covid-19, mais conhecido como CORONAVÍRUS. Nos últimos 15 dias a situação em todo mundo se tornou caótica. Comércios, empresas e indústrias tiveram que suspender suas atividades de maneira parcial ou total. As pessoas nas grandes cidades foram colocadas em quarentena, podendo sair apenas em casos de urgência e necessidade.

Situação como esta jamais foi vista nos últimos 50 anos, e a grande pergunta no meio cristão é: Seria este o momento o qual as profecias nos alertavam? Não podemos desconsiderar que o atual cenário, é um cenário apocalíptico, digno dos filmes de Hollywood.

Diante deste cenário muitas opiniões tem surgido na mídia, de políticos, religiosos, artistas, pessoas de influência e destaque, cada um defendendo o seu ponto de vista com relação a crise global que enfrentamos.

Em meio a tantas opiniões e informações, teria a Bíblia, a Palavra de Deus, algo a nos dizer neste momento?

O que a Bíblia diz sobre o fim do mundo

É claro que a Bíblia não traz nada explicito sobre o coronavírus, nem sobre o nome de qualquer outra doença que possa surgir nos tempos em que vivemos. Mas no evangelho de Mateus, no capítulo 24, o próprio Jesus nos revela algo que deveria ocorrer no tempo próximo a sua segunda vinda:

Jesus estava sentado no monte das Oliveiras quando os discípulos se aproximaram dele e, em particular, lhe pediram: — Diga-nos quando essas coisas vão acontecer e que sinal haverá da sua vinda e do fim dos tempos.

Mateus 24:3

E Jesus respondeu: — Tenham cuidado para que ninguém os engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”; e enganarão a muitos.
E vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras. Fiquem atentos e não se assustem, porque é necessário que isso aconteça, mas ainda não é o fim.

Mateus 24:4-6

Perceba que na passagem que vimos acima, Jesus fala a respeito dos falsos Cristos que viriam (você já ouviu alguém dizendo que é o Cristo por aí?), das guerras e dos rumores de guerras, não fala em epidemias e doenças, mas na passagem paralela a esta, que se encontra no evangelho de Lucas, veja o que Jesus afirma:

Então Jesus lhes disse: — Nação se levantará contra nação, e reino, contra reino.
Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu.
Antes, porém, de todas estas coisas, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues às sinagogas e lançados nas prisões; serão levados à presença de reis e de governadores, por causa do meu nome.
Isto acontecerá para que vocês deem testemunho.

Lucas 21:10-13

Sinais do fim dos tempos

“Haverá grandes terremotos, epidemias”, o próprio Jesus afirmou que quando nos aproximássemos do tempo do fim e de sua segunda vinda, viveríamos em um mundo de: falsos Cristos, guerras, terremotos, epidemias (como esta do coronavírus) e fome. Mas Ele também nos diz algo que precisamos considerar em todo este cenário: “Fiquem atentos e não se assustem, porque é necessário que isso aconteça, mas ainda não é o fim“.

Jesus diz que todas estas coisas precisam acontecer, mas mesmo que pareça ser o fim, ainda não é. E ele mesmo explica porque ainda não é o fim nestas palavras: “Antes, porém, de todas estas coisas, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues às sinagogas e lançados nas prisões; serão levados à presença de reis e de governadores, por causa do meu nome. Isto acontecerá para que vocês deem testemunho“.

Você percebe porque o momento em que vivemos ainda não é o fim?

Jesus disse que antes da grande crise que virá sobre a terra (guerras, grandes terremotos, epidemias e fome em um cenário muito mais intenso do que vivemos hoje), “vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues às sinagogas e lançados nas prisões; serão levados à presença de reis e de governadores, por causa do meu nome. Isto acontecerá para que vocês deem testemunho“.

Temos uma grande missão, antes da crise final

O povo de Deus tem uma mensagem para ser proclamada em todo mundo antes que o fim venha. Portanto, é necessário que o evangelho ainda seja anunciado, que as mensagens de que a volta de Jesus está mais próxima do que nunca continuem sendo proclamadas, que a Lei de Deus continua vigorando. E aqueles que se empenharem em dar essa mensagem serão perseguidos, e isto irá ocorrer antes do fim de todas as coisas. Muitos cristãos estão sendo perseguidos, principalmente na África, Oriente-médio e Ásia, mas e você? Sendo realistas, a maioria dos “cristãos” não enfrentam perseguição por causa de sua fé – enfrentam situações adversas, provações, mas perseguições como estas que estão na Bíblia, ainda são poucos os que estão preparados para enfrenta-las. Muitas vezes o nosso testemunho tem sido falho, mesmo em um momento como este de crise, o nosso testemunho tem muitas vezes sido falho.

Antes da crise final, todo cristão verdadeiro enfrentará uma “crise existencial” e irá se perguntar: “Será que realmente tenho vivido uma vida de testemunho para honra e glória do meu Senhor”? E o resultado desta “crise cristã existencial” preparará o povo de Deus para dar esta mensagem que todo o mundo precisa ouvir, assim como está escrito em Mateus 24:

E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

Mateus 24:14

A nossa certeza

A única certeza que nós temos neste momento de crise que enfrentamos, se encontram nas palavras do Salvador, exatamente nos capítulos que vimos acima:

E Jesus respondeu: — Tenham cuidado para que ninguém os engane.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”; e enganarão a muitos.

Mateus 24:4,5

Assim também, quando virem acontecer essas coisas, saibam que está próximo o Reino de Deus.

Lucas 21:31

Tomem, pois, a decisão de não se preocupar com o que irão responder,
porque eu lhes darei palavras e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos os que se opuserem a vocês.

Lucas 21:14,15

Todos odiarão vocês por causa do meu nome.
Mas não se perderá um só fio de cabelo da cabeça de vocês.
É pela perseverança que vocês ganharão a sua alma.

Lucas 21:17-19

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima.

Lucas 21:28

Deus o abençoe!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *