As colunas da verdade

Na Bíblia, encontramos algumas passagens apontando para mais de uma coisa como sendo a verdade. E existe uma relação entre elas, obviamente; descobriremos qual.

Isaías 59:2: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem Seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

Através disso, descobrimos que o pecado causou separação entre Deus e o homem (a raça humana) e sob a influência do inimigo das nossas almas, nos tornamos escravos do pecado.

1 João 3:4: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”

As pessoas hoje em dia buscam nas mais diversas fontes, a libertação do pecado e seus malefícios como doenças, medo, insegurança, injustiça e tantas outras coisas que conhecemos e queremos evitar.

A Bíblia diz que só a verdade pode nos libertar.

João 8:32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Algo que acontece hoje em dia em muitas igrejas, é a “relativização da Palavra de Deus e até do próprio Deus, onde dentro da mesma igreja, pessoas interpretam de maneiras diferentes, a mesma Palavra, deixada pelo mesmo Deus, e isso é obviamente errado. Outras pessoas afirmam: “Deus disse isso” Deus disse aquilo” sem, muitas vezes, atentar, para o que está escrito na Palavra; acabando por vezes, por interpretar as Escrituras de maneira que possa justificar os pecados cometidos, e por isso é importante que estejamos diariamente estudando a Bíblia, pois a falta desse estudo (de preferencia, diário) nos leva a cometer erros assim, entre outros; o que nos levará, por consequência a sofrer por causa disso, e isso é algo que vem acontecendo dentro das Igrejas, principalmente.

Oséias 4:6: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que se esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Sabemos então que hoje, acontece o tempo todo algo como que, uma mistura da verdade ABSOLUTA, escrita na Bíblia, com meias verdades, falsas doutrinas, verdades relativas, desenvolvidas apenas com intuito de enganar as pessoas que, com sinceridade buscam a verdade. Mas porque isso acontece?

De acordo com

João 8:32: (…) “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A verdadeira libertação consiste em conhecer a verdade.

Mas será mesmo que TODO aquele que conhece a verdade, é liberto?

Seria possível alguém conhecer essa verdade e mesmo tendo conhecido, não ser liberto, chegando ao ponto de se rebelar contra a verdade?

A resposta está em

João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

Ou seja, satanás é diabo, pai da mentira, porque mesmo tendo morado com Jesus e todos os anjos no céu, mesmo conhecendo a verdade, a Palavra de Deus e a Lei de Deus, se rebelou contra tudo e todos que foram e ainda são a favor da verdade, como encontramos escrito. O diabo é diabo e se rebelou porque NUNCA se firmou na verdade.

Por incrível que pareça satanás conhece as Escrituras, a Bíblia, também conhece os 10 mandamentos, portanto se utiliza dos mesmos, nos ambientes e meios religiosos, para enganar as pessoas e assim como está escrito:

Mateus 24:24: (…)“porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e grandes prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.”

Existe na Bíblia algo que possamos utilizar para não cair em ciladas do inimigo das nossas almas?

Sim, são as chamadas “colunas da verdade”.

São elas, cinco:

DEUS

Jeremias 10:10: “Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.”

De acordo com as Escrituras sabemos também que:

  • Só Deus é Amor: 1 João 4:8:

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

  • Só Ele merece adoração: Lucas 4:8:

“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.”

  • Só Ele pode perdoar: Marcos 2:7:

“Porque ele fala deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”

 JESUS

João 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

  • Ele é o nosso Mediador: 1 Timóteo 2:5:

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens Cristo Jesus, homem,”(…)

  • Ele é nosso advogado: 1 João 2:1:

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;”(…)

  • Ele é nosso Salvador: 2 Timóteo 1:10:

(…)“e manifestada, agora, pelo aparecimento de Nosso Senhor Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho,”(…)

ESPIRITO SANTO

1 João 5:6-7: “Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”

  • É quem nos convence do pecado: João 15:7-8:

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”(…)

BÍBLIA

João 17:17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

  • Santifica: João 17:17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
  • Ilumina: Salmos 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

 

OS DEZ MANDAMENTOS

Salmos 119:151: “Tu estás perto Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade.”

Representa o amor a Deus: Mateus 22:37: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, Teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” (O primeiro grande mandamento).

Deuteronômio 6:5: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a sua força.”

Mateus 22:29: “O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (O segundo grande mandamento).

Levítico 19:18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”

A maioria das igrejas atualmente, pregam o pós-modernismo quando se utilizam de apenas 4 das 5 colunas da verdade. Quer saber como?

Escolha qualquer igreja e observe a partir das colunas da verdade, se essa igreja atende, possui em suas doutrinas e ensinos, todas as colunas da verdade.

Por exemplo:

Deus: Se a igreja crê no Deus trino como sendo o único digno e merecedor de honra, glória, adoração.

Jesus: Se essa igreja crê em Jesus, o Deus filho que já esteve entre nós sob a forma humana e morreu numa cruz, por amor a cada um de nós.

Espírito Santo: Se tal igreja crê no Espírito Santo, que nos convence do pecado.

Bíblia: Como sendo o único livro que contém a verdade absoluta e regra de fé para os cristãos.

Dez mandamentos: Se a igreja analisada, ensina que TODOS os mandamentos devem ser observados, obedecidos, cumpridos; sem exceção, sem meias verdades e explicações que tentem desviar o cumprimento de algum dos mandamentos.

Pois de acordo com as Escrituras, em Tiago 2:10 e 11:

10 – Pois aquele que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

11 – Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás.

Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.”

Qualquer igreja que não ensina a obediência aos 10 mandamentos, tropeçando em qualquer um dos mandamentos, tornam-se culpados de transgredir a todos os outros; faltando então uma das colunas da verdade, apresentadas pela Bíblia.

De acordo com Jesus:

João 14:15: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.”

E sabe porquê?

1 João 2:4: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”

Este é um grande problema, que se encontra na maioria das igrejas.

Você quer descobrir qual é a igreja verdadeira? Basta utilizar as 5 colunas da verdade nelas, e se faltar alguma, já não é verdadeira tal igreja.

Peça a Deus em oração, para te ajudar no entendimento, e na busca pela igreja verdadeira, pois existem pessoas verdadeiras em todas as igrejas, mas nem todas as igrejas são verdadeiras e isso é algo inegociável; Jesus disse:

João 10:16: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”

Jesus é o pastor e o rebanho é a verdadeira igreja.

Deus o abençoe e ilumine seu coração ao decidir por buscar a igreja verdadeira de acordo com a Bíblia, não de acordo comigo ou pastores ou qualquer humano, afinal, cada um que for perguntado dirá que a sua igreja é a verdadeira, mas devemos atentar para o que está escrito, e o que Jesus ensinou e disse. Que essa possa ser a nossa oração ao buscar.

Fiquemos todos com Deus;

Um forte abraço.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *